quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Voleibol no Brasil

O voleibol chegou ao Brasil em 1910, havendo registros de sua prática no colégio Marista de Recife (PE) e na ACM de São Paulo (SP) (DA COSTA, 2006). Entretanto, o primeiro grande passo para a difusão do desporto foi à realização de um torneio aberto, envolvendo os clubes pertencentes a Liga Metropolitana de Desportos Terrestre do Rio de Janeiro, organizado pelo Fluminense Futebol Clube (RJ), em 1923 (RIBEIRO, 2004; DA COSTA, 2006).

Depois dessa fase de implantação e difusão da modalidade, aconteceram diversos esforços organizacionais, com a criação de Ligas, Federações e Confederações em todo o mundo, resultando na fundação, em 1947, da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), órgão máximo do voleibol no mundo, com o Brasil sendo um dos países fundadores (SOUZA e WÁGNER, 2007). Essa organização, a partir das diversas entidades especializadas para o desenvolvimento do desporto, contribuiu decisivamente para a constante evolução da modalidade.

O voleibol teve o seu primeiro Campeonato Mundial realizado em 1949, na cidade de Praga, na Tchecoslováquia, vindo a aparecer pela primeira vez em uma olimpíada no ano de 1964, em Tókio (BIZZOCHI, 2004). O primeiro campeonato Sul-americano teve o patrocínio da Confederação Brasileira de Desportos (CBD) e foi realizado no Rio de Janeiro, em 1951, com o Brasil sendo campeão tanto no masculino, quanto no feminino (SOUZA e WÁGNER, 2007).


Feito por: Kawanny

Nenhum comentário:

Postar um comentário